Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

O que devo fazer antes de começar a praticar o Pilates?

Consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física, se o médico detectar qualquer problema cabe a ele fazer o encaminhamento para a especialidade necessária, caso contrário você está liberado para fazer qualquer atividade física.

Antes de começar a prática do Pilates, o aluno deverá ser avaliado fisicamente pelo profissional, (através de fotos e anotações dos desequilíbrios apresentados), e também através de seus exames médicos (se for o caso), levando o instrutor a ter conhecimento das possíveis doenças, para atuar de maneira eficiente e correta na melhora dos sinais e sintomas.
“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.” Joseph Pilates

Quanto tempo leva para se ver o resultado do Pilates?

Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a intensidade do treino, a frequência semanal das aulas e o tipo de corpo da pessoa. Cada metabolismo reage de maneira diferente. Uns respondem mais rápido ao treino e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da alimentação da pessoa. Mas em média, levando-se em consideração 2 aulas por semana, com duração de 1 hora cada, pode-se observar diferenças a partir do 1º mês. Lembramos que as primeiras diferenças nem sempre são estéticas, mas abrangem principalmente o alongamento e a postura corporal.
“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.” Joseph Pilates

Quantas vezes por semana devo fazer Pilates?

Se você já pratica outro esporte ou qualquer atividade física é recomendado de 1a 2x por semana, mas se você é sedentário, de 2 a 3x por semana é o ideal.

Você não precisa praticar todos os dias para obter resultados, variar exercícios de Pilates com atividades aeróbicas (como caminhada, tênis, dança ou futebol, por exemplo), são ótimas opções para se ter um corpo saudável e livre de dores.
“Poucos movimentos bem feitos realizado de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.” Joseph Pilates

Quem dá as aulas de Pilates?

No começo quem dava aulas de Pilates eram, na grande maioria, bailarinos que nos Estados Unidos iniciaram com Joseph Pilates para tratar de lesões causadas pela profissão.

Porém, no Brasil, o método foi abraçado pela Fisioterapia e Educação Física, já que o Pilates começou a ser dado em academias, onde é exigido um dos dois profissionais, além disso estes profissionais tem conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios, tanto se objetivo for fitness como para reabilitação.

Como saber se meu instrutor de Pilates é certificado?

Assegure-se de que o seu instrutor de Pilates está certificado neste metedo através de uma escola de qualidade. Existem muitos instrutores sem qualquer tipo de certificação, e muitos que frequentaram as formações, mas não passaram nas avaliações respectivas. Peça ao instrutor para ver o seu certificado. É importante também que o professor tenha graduação em Educação Física ou Fisioterapia.

O pilates é parecido com a yoga?

O Pilates se parece com a Yoga devido à conexão entre corpo-mente, exigindo concentração, respiração e controle dos movimentos, porém a aula de pilates é muito mais intensa e dinâmica, e são executados movimentos e posturas utilizadas no seu dia-a-dia. Além disso, no Pilates faz-se uso de equipamentos específicos do próprio método.
“Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito.” Joseph Pilates

Existe pilates na bola?

A bola é um equipamento auxiliar que pode ser utilizado no Pilates , assim como, os elásticos, os rolos, os flex –rings e bosu. Todos esses equipamentos são formas adicionais de explorar as dificuldades dos alunos, dentro de um Studio.

Quais são os aparelhos de Pilates? E qual a função de cada um deles?

Os Aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates são: cadilac, reformer, step-chair e ladder barrel. Todos eles servem para realizar exercícios de alongamento, mobilidade vertebral, fortalecimento de membros superior e inferior, abdômen e estabilização do tronco.

Qual a diferença entre Pilates Studio e Pilates Solo?

O pilates Studio é a atividade feita nos aparelhos específicos do método, geralmente em duplas ou trios, e as aulas de pilates solo são aulas fora dos aparelhos, geralmente feitas no chão e em grupos, onde são utilizados acessórios como bolas, elásticos e bastões.

Qual a diferença entre Pilates e musculação?

O pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos, as resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo, além disso, trabalha com poucas repetições e mais controle dos movimentos, tornando cada exercício mais lento que o da musculação.

O método Pilates é mais complexo na sua execução e demanda capacidade de atenção e concentração durante sua realização. A musculação é um método de treinamento com baixa necessidade de acompanhamento direto de um profissional. A facilidade para seguir o programa de exercícios pré-estabelecido pelo professor e a baixa complexidade para a prática dos mesmos nos equipamentos, são os principais fatores que tornam essa atividade uma das mais praticadas no mundo.
“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.” Joseph Pilates

Pilates atrapalha o crescimento de um adolescente?

Não. Pelo contrário, o pilates respeita e estimula o desenvolvimento normal além de trabalhar o movimento natural das curvas da coluna de um adolescente.
‘’A arte do Pilates prova que a sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida.’’ Joseph Pilates

Posso comprar um livro de Pilates e praticar sozinho?

O método Pilates é complexo na sua execução e demanda capacidade de atenção e concentração durante sua realização. Por isso, o ideal é praticar os exercícios com orientação, cuidando da sua postura e respiração. Existem exercícios simples que podem ser realizados em casa, mas apenas por pessoas que já tiveram muitas horas de aula e que já tomaram a consciência corporal trabalhada pelo Pilates.

Se você está iniciando a prática, nem pense em fazer sozinho, pois os exercícios mal executados podem causar danos ao seu corpo.
“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.” Joseph Pilates

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?

Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método onde, além de se preocupar o tempo todo com a postura, você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios que devem ser incluídos na aula, para melhora da patologia e da dor. A aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.
‘’Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes.’’ Joseph Pilates

O pilates emagrece?

O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, mas de uma combinação de fatores. Também depende, do nível de esforço exigido, e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. Como o Pilates cria massa muscular magra, isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica, e redução de medidas, principalmente na região abdominal pois exige contração o tempo todo, além de tonificar e alinhar o corpo como um todo.

O Pilates não deve ser feito, portanto, com o objetivo principal de emagrecimento, mas sim da conquista de uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhora da circulação sanguínea, melhora da respiração, etc
“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.” Joseph Pilates

Existem riscos no Pilates para os cardiopatas?

A atividade física através do método Pilates pode ser feita por cardiopatas, desde que se tenha a autorização, por escrito, do médico cardiologista. Para cardiopatas existem muitas restrições, principalmente em relação à apnéia e movimentos que exigem muita força de membros superiores. Porém, o Pilates apresenta muitos exercícios mais leves e que podem ser dados.

Que roupa devo usar para praticar o Pilates?

Para a prática do Pilates não é necessário nenhum tipo de roupa especial, apenas roupas de ginástica. Os pés devem estar descalços ou com meias anti-derrapantes, pois o ambiente geralmente é climatizado e o aluno passa a maior parte da aula em pé ou deitado em cima dos aparelhos.

Quanto tempo depois do parto a mulher pode fazer ginástica? Existe alguma atividade que seja mais recomendada?

Após o parto normal, que tem recuperação rápida, pode-se voltar a atividades físicas em 15 dias, mas sempre converse com o seu médico antes, porque cada caso é um caso. Costuma-se liberar caminhada, corrida, musculação leve, abdominal, alongamento, ioga e Pilates, se não houver complicações do parto.

Já depois da cesariana, que tem recuperação mais lenta, um mês depois da cirurgia pode-se voltar a fazer atividades físicas leves e que não forcem muito a musculatura abdominal: caminhadas leves a moderadas, alongamento de braços e pernas.